COMO ELIMINAR GASES?
O excesso de gases no trato digestivo causa inchaço abdominal, dores na barriga, desconforto, flatulências e sequência de arrotos. Mas você sabe como eliminar gases e aliviar esses sintomas desagradáveis?
O primeiro passo é cuidar da dieta. Existem alimentos que favorecem a formação de gases no organismo e outros que ajudam a eliminá-los. Saiba quais os alimentos que causam gases. Ir ao banheiro com regularidade também é um hábito importantíssimo. Segurar a vontade é prejudicial ao organismo, pois pode provocar dor, prisão de ventre. Desconforto abdominal e também a formação de mais gases intestinais.
Outra dica é investir em alguns exercícios simples, que podem ser realizados em casa e aliviam o estufamento. Luftal também ajuda a combater o incômodo causado pelos gases e pode ser usado por adultos e crianças.
Alimentos que ajudam a eliminar gases
A boa alimentação, entre outros benefícios para o corpo evitam os sintomas do excesso de gases e que haja formação excessiva de gases no organismo e cause o desconforto de barriga inchada. Procure comer alimentos saudáveis a cada 3 ou 4 horas. Mastigando devagar. No jantar e no almoço, monte metade do prato com salada crua e legumes e a outra metade com uma proteína magra e carboidrato. De preferência integral.
Também evite comer em excesso e ingerir muita gordura e carboidrato, pois esses são os principais alimentos que causam gases e dor abdominal.
Para aliviar o estufamento, invista nos seguintes alimentos, que facilitam a digestão e ajudam a eliminar gases:
- Cereais integrais
- Trigo, centeio e cevada.
- Frutas
- Manga, tomate, laranja e caqui.
- Verduras e folhas
- Alface. Agrião, rúcula. Escarola e cenoura.
Exercícios para eliminar gases
Exercícios físicos diários ajudam nos movimentos involuntários do aparelho digestório (movimentos peristálticos), facilitando a digestão e evitando a formação excessiva de gases. Mas se você já está com estufamento, algum exercício simples podem ajudar a aliviar o problema. Confira as instruções abaixo e experimente!
Exercício 1
Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.
Exercício 2
Fique de joelhos sobre o chão ou colchonete. Encoste a cabeça nos joelhos e eleve o bumbum. Esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor.
Exercício 3
Fique de joelhos sobre o colchonete ou o chão. Estique os braços para cima, deixando-os paralelos. Lentamente. Baixe a cabeça com o tronco e os braços retos, encostando mãos e testa sobre o chão e mantendo o bumbum elevado, numa posição parecida com o alongamento dos gatos. Conte 20 segundos e retorne à posição inicial.